-
Arquitetos: Realrich Architecture Workshop
- Ano: 2016
-
Fotografias:Eric Dinardi - bacteria photography
-
Fabricantes: Hansgrohe, AXOR, Acor, Cisa, Dekson, Jaya Board, Linear Mulia, Sujanto Yo, Tom Dixon, Toto, groundfost
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Puri Indah, na região oeste de Jacarta, a residência tropical cria um espaço íntimo de entrada através do vazio no jardim, na sala de estar, biblioteca e jardim no terraço.
"Quero uma casa. Uma casa de descanso para relaxar com a minha família", explica o proprietário, Sr. Wirawan, na primeira conversa com Realrich Sjarief. Situada na, cada vez mais povoada, zona oeste de Jacarta, a residência de 500 metros quadrados ocupa um terreno de 450. Pode-ser dizer que a residência é pouco visível, mas sua fachada de madeira exposta confere ao projeto um aspecto humilde.
A arquitetura da casa aberta e tropical separa o serviço no térreo, erguendo a construção com uma sala de estar e dormitório principal no primeiro pavimento e dormitório para três filhos no segundo pavimento. A composição é formada pelo desenho de várias pequenas paisagens que emolduram as vistas desde os espaços íntimos, desta maneira o calor é reduzido em frente a abertura no eixo norte-sul, enquanto as aberturas das claraboias e as janelas permitem ventilação e luz. A residência possui uma área de recepção um salão multiuso. A cozinha também assume um papel importante no desenho final, que é resultado de ajustes baseados nos hábitos domésticos dos proprietários. O único espaço fechado no segundo pavimento é o estúdio de Wirawan, que funciona como uma biblioteca. No hall de entrada, simples e iluminado, está a escada e as obras e arte, posicionadas no próximo espaço, na continuação da área de recepção. O segundo nível abriga os espaços privados. No final do corredor existem dois dormitórios para suas filhas, equipados com um banheiro e um closet. Uma área exterior para um chuveiro forma parte do banheiro e a superfície que conecta a área interior e exterior é de vidro transparente. O material utilizado neste edifício foi eleito em conjunto com melhores carpinteiros disponíveis em Jacarta.
Cinco tipos de madeira da região foram utilizados em função de suas características únicas. Em primeiro lugar, a madeira de pinos seca de 180 mm x 30 mm x 3000 mm para la fachada e de 85 mm x 10 mm x 3000 mm para a cobertura. A madeira de pinos foi eleita devido sua durabilidade e leveza. A madeira de ferro está em segundo lugar, é um material reutilizado e duradouro, utilizado, geralmente, para os barcos Phinisi e, combinada com a madeira Bengkirai, que é mais econômica, é utilizada para o menor espaço transitável no interior e terraços ao ar livre. Isto se deve a sua textura, durabilidade e preço. A madeira de teca é utilizada para a área do dormitório principal, biblioteca e hall. A madeira de merbau de 300 mm x 480 mm x 2800 mm é utilizada para as portas devido sua tolerância a expansão e também é o material disponível em Jacarta.
Um dormitório, banheiro e salão multiuso unidos por um corredor que conduz a um espaço aberto ao lado do vazio que leva a escada articula as circulações horizontais e verticais. O projeto conta com captadores de água que será reutilizada para o jardim. A coleta de águas da chuva é cada mais comum em outros países, entretanto, é uma prática ainda muito distante na Indonésia. Conferiu-se especial atenção no jogo de luzes e sombras por meio da combinação de materiais e luz artificial e natural, que foi fundamental para o desenho e evoca a quietude de uma casa de descanso.